Samba, funk, sertanejo, pop, rock… Seja lá qual for a sua praia, de uma coisa temos certeza: o universo da música é infinito e democrático. Ele agrada a todos, lança tendências e ainda oferece oportunidades de negócios para diversas áreas, inclusive a comunicação. E foi sobre isso (e muito mais!) que o nosso último curso falou.
O curso RP Sounds – O Som da Comunicação, um projeto exclusivo da Escola de RP e que rolou há alguns dias, trouxe uma perspectiva interessante para quem deseja trabalhar na área. A primeira imersão proposta foi sobre o mercado da música em si. Uma análise sobre o que está bombando hoje nas preferências do público. Show intimista ou festival? Rádio ou streaming? Artistas que sabem se posicionar chamam mais atenção?
Outra coisa que mexe com o imaginário de todo RP que sonha em viver no meio da música é o backstage. Contamos um pouquinho desse ambiente e abordamos o quanto um bom relações-públicas é crucial na construção e na gestão da carreira do artista. Além, é claro, de todo o planejamento por trás das câmeras, que vai desde a estratégia de redes sociais até a divulgação de novos produtos. Afinal, todo artista é uma empresa e toda empresa (ou melhor, todo mundo) precisa de um RP, que deve dominar o lugar que ocupa nesta engrenagem.
E qual é o segredo do sucesso e onde a gente entra nessa história? O RP Sounds apresentou as mais diferentes áreas de atuação na comunicação. Onde trabalhar, o que fazer e o pulo do gato: nosso papel não é ser amigo de artista. É planejar, criar conceitos, lidar com a imprensa, analisar performance e tendências de comportamento, desenvolver campanhas e estreitar a relação do artista com o público.
Falamos muito de cada uma das redes sociais. Como trabalhar o Instagram como vitrine, estar ligado no timing do Twitter, acompanhar o crescimento do YouTube e as mudanças que o TikTok trouxe para o cenário musical. E o Facebook não acabou, não, viu? Estar em todas as plataformas e conhecer a fundo seus segredos e potenciais pode ser crucial para o sucesso de um lançamento, por exemplo. Assim como identidade visual, linguagem e o discurso do trabalho, temas que também abordamos.
Para fechar o roteiro com chave de ouro, dividimos alguns cases de sucesso e apontamos como cada um dos tópicos que abordamos ao longo do curso foram determinantes em diversas situações vividas por diferentes artistas – e por nós, claro! O resultado não poderia ter sido melhor. Nos demos esse desafio de expandir o horizonte de quem deseja atuar ou somente saber um pouco mais sobre esse lado do trabalho de um RP e saímos com a sensação de missão cumprida!