Estou nas redes sociais, logo existo? Pode parecer bobagem, mas faz tempo que a confiança em uma pessoa, em uma marca ou até em um produto tem que passar pelo crivo da rede social. Lá no nosso podcast RP Lovers batemos um papo que é ouro para estudantes e profissionais de comunicação em geral, mas especialmente para RPs e social medias, que tem vivido uma grande transformação no modo de trabalhar desde a popularização das redes sociais.
Como tudo na vida, elas chegaram acompanhadas de diversas questões positivas e negativas para nós, profissionais. A internet é um verdadeiro canhão, para o bem e para o mal. Então, se você vai fazer um lançamento, ela pode jogar muito a favor para que você caia na boca e nas graças do público. No entanto, também existe ele, o temido cancelamento, uma marca e tanto da era das redes sociais. E é aí que nós também entramos, com toda uma estratégia de gestão de crise.
Você pode vender uma imagem maravilhosa nas redes? Não só pode, como deve. Mas se por trás dessa imagem não houver valores que solidificam a imagem passada da porta para fora, um dia a “casa” pode cair. O ‘fake’ – mais dia, menos dia – é desnudado e, como já falamos muito por aqui e também em nossa LiveClassRP, a reputação é a moeda do momento. Mantê-la intacta é um desafio e, também, uma necessidade.
Essa máquina propulsora que é a internet exige do profissional um senso apurado. Isso é de bom tom? Se pergunte inúmeras vezes antes de fazer algo que possa gerar uma interpretação diferente da que você imagina e colocar tudo a perder. Por isso, também, as redes sociais são uma oportunidade e tanto para os RPs, pois a necessidade de profissionais capacitados para gerir a imagem, criar estratégias e apagar qualquer fogo que venha a aparecer é algo que urge nos tempos atuais.
Outro benefício das redes para o RP é ser uma fonte rica para análise de perfis e de comportamento do público. Elas funcionam como um verdadeiro termômetro, colaborando para solucionar um dos dramas das gerações anteriores de relações públicas: a subjetividade da análise dos resultados. As métricas ajudam a entender seu público a fundo, desde o perfil até os hábitos, permitindo que as estratégias sejam traçadas com muito mais precisão.
Você é estudante ou trabalha com Relações Públicas, ou simplesmente se interessou pelo assunto? Então, não deixe de ouvir nosso podcast. São 42 minutos de uma conversa que vai te ajudar a enxergar os horizontes e se preparar para os desafios que virão pela frente. Porque a internet não dorme e nossa profissão está em constante mudança!