Você compraria a roupa de uma marca que está associada à prática de trabalho escravo? Aceitaria uma proposta profissional de uma empresa conhecida por ignorar questões de impacto social? Assistiria ao filme de um diretor relacionado a algum escândalo? Consumiria conteúdos de um artista acusado de agressão?
Se você respondeu não para algumas das questões anteriores, já deve imaginar porquê reputação é considerada a nova moeda do momento. Recentemente, convidamos Silas Colombo e Marina dos Anjos, da Motim, para destrinchar este conceito na Liveclass RP semanal que rola no nosso canal do Youtube e rendeu um papo incrível, cheio de conteúdo importante para profissionais de todas as áreas.
Em pouco mais de uma hora de aula, já dá para entender que somente com uma imagem intacta uma marca pode atingir o patamar que almeja. E, sem ela, um artista dificilmente conseguirá cativar a quantidade de pessoas que deseja. Por isso, este é um tema essencial para os profissionais de relações públicas e para a Escola de RP.
O valor carregado por uma reputação bem construída é fundamental para que uma marca se coloque de forma sólida tanto para os consumidores quanto para o mercado. Segundo pesquisa da AMO Strategy, citada na liveclass, 35% do valor das empresas brasileiras estão justamente atrelados à forma como elas são vistas e respeitadas. E isso é ainda mais importante “dentro de casa”, já que, ainda de acordo com a pesquisa, 9 em cada 10 pessoas esperam que sua empresa faça algo pelo mundo.
Em plena “Era do Cancelamento”, saber construir diariamente a reputação é a chave para o sucesso. Mas esta chave abrirá portas para caminhos tortuosos se não estiver galgada nos valores e na cultura da empresa. Ou seja, não basta querer ser. E é aí que o RP entra como ferramenta de construção dessa reputação, ajudando o cliente a se posicionar sempre e da maneira correta, dialogando com seu público, entendendo quem ele é e criando uma sinergia.
Por que um jogador não pode estar alheio ao que se passa no mundo? Por que uma marca de tênis precisa se preocupar com o meio ambiente? Por que uma rede de lanchonetes precisa falar de inclusão? Porque as pessoas precisam se identificar e se sentir parte daquilo. Elas não querem apenas vestir a roupa, elas querem vestir o que são. E a reputação é justamente o que você vai usar em troca para construir essas relações, pois é cada vez maior o número de pessoas que dão preferência a quem sabe se posicionar.
Porque, no final das contas, tudo o que você tem para reafirmar seus propósitos e pilares é a sua reputação. Olhe para ela com carinho e atenção, dia após dia. E se lembre: não basta querer ser. Discursos prontos usados em redes sociais e campanhas publicitárias são só palavras vazias quando não vêm acompanhadas de ações efetivas. Não basta uma empresa falar que respeita e apoia a diversidade, por exemplo, ela precisa aplicar isso de forma positiva na prática.
E aí, quer saber mais sobre o assunto? Então, dá uma passada lá no nosso canal e confira a liveclass sobre reputação na íntegra!