Talvez você não esteja acompanhando diariamente o reality show, mas com certeza deve ter esbarrado por aí no nome de #Juliette ou até mesmo do sucesso das redes sociais de uma das preferidas ao prêmio da edição de 2021. O Big Brother Brasil 21 tem um pouco mais de 1 mês para a grande final, mas Juliette já é milionária, pelo menos em questão de seguidores, somando mais de 17 milhões de seguidores (seguidores até o dia 30/03/21).
Por isso decidimos analisar o sucesso da gestão das suas redes sociais, de acordo com a 5 competências essenciais de todo profissional de Relações Públicas: Análise de Cenário, Comunicação, Relacionamento, Criatividade e Execução. Arrasta pro lado para conferir cada análise.
ANÁLISE DE CENÁRIO
Nos primeiros dias de confinamento, a sister passou por momentos de preconceito pelo seu jeito de ser e principalmente o seu sotaque. Vimos uma movimentação não só dos perfis oficiais, mas o acolhimento de milhares de pessoas na internet. A equipe conta com 18 profissionais entre social media, designers, publicitários, jornalistas e editores de vídeo. Os responsáveis analisaram o cenário e encontraram no carisma, no humor, na força da participante os diferenciais na produção de conteúdo. Em um momento do país tão complicado e extremo, o jeito nordestino foi abraçado pelos quatro cantos do Brasil.
COMUNICAÇÃO
Temos que confessar que no começo do programa era muito difícil de entender a Juliette. O jeito empoderado, os olhares que achavam que eram de deboche e o modo de falar começaram a fazer sentido, se mostrando muito genuíno. Apesar de no programa ter sido difícil entender o jeito arretado da sister, a equipe aqui fora deu conta do recado. Memes, nostalgia, foto mulherão, bordões nordestinos, muito humor e até receita de cuscuz foram e são pilares das suas redes sociais. Comunicação autêntica é conexão com o público.
RELACIONAMENTO
Juliette nem deve sonhar, mas a quantidade de influenciadores e personalidades que a equipe de comunicação está se relacionando é bizarra. Tem Maísa, tem DudaBeat, Débora Secco, Eliana, Gkay e tantos outros compartilham em seus stories e enviaram vídeos de torcida para a participante. Juliette ganhou carisma dentro do programa, a equipe, aqui fora, por isso a torcida cresce todo dia um pouco.
CRIATIVIDADE
A cada post seja em qualquer uma das redes de Juliette é possível ver muito tempero da criatividade. As cores, os memes, o posicionamento são só alguns pontos criativos que notamos em todas as suas redes. Os vídeos engraçadíssimos editados pela equipe são um dos melhores conteúdos pro Instagram e Twitter. Vemos também a co-criação de conteúdos com fãs e lindas artes feitas pelos seguidores. Sem contar as diversas músicas que já foram criadas para a sister: “coxinha, croquete, fica Juliette!”.
EXECUÇÃO
Antes do programa começar, o Instagram de Juliette contava com um pouco mais de 3 mil seguidores. Atualmente, o perfil é uma das dez contas brasileiras com mais engajamento na plataforma. Para que tudo seja pensado, criado e postado, os 18 profissionais se dividem em diversos plantões desde o acordar até o final das festas ou provas, sempre atentos a jornada da participante. Fica claro que os bons resultados nos números e engajamento é pela autenticidade, criatividade e conexão com o público. Vemos aqui que dá pra fazer outras coisas muito além da universidade Manu Gavassi.