Fizemos uma sondagem para descobrir quais são as principais competências de um RP e, ‘comunicar’, esteve entre as mais votadas. Saber se comunicar parece ser óbvio para todo comunicador, mas será mesmo que todo mundo sabe se comunicar bem?
Precisamos sempre estar de olho no saber se comunicar. O óbvio (sempre) precisa ser dito!
Ser um comunicador lhe torna automaticamente em uma pessoa que sabe se comunicar? Não! Nem sempre um profissional de Comunicação SABE se comunicar.
Os tempos, as pessoas, os contextos, as necessidades e as formas de comunicar MUDAM. E o que isso significa? Essas mudanças acarretam no saber do como e com quem devemos nos comunicar. Se essas questões não estiverem bem alinhadas e claro no seu planejamento, nos seus objetivos, provavelmente terá falhas nas suas mensagens.
O comunicar carrega uma responsabilidade, com isso, envolve-se diretamente com a reputação da marca. Construir uma imagem, identidade ocasionando na reputação, como um ciclo, necessita-se ter um compilado de serviço, produto e propósito.
Sendo a reputação como a soma de imagens e ações da sua marca ao longo da vida! Uma soma de ações, posts, objetivos, falhas, comunicações que ocasionam em uma construção de longo prazo.
E hoje, falar sobre comunicar é falar sobre comunicar no digital. E aí, precisamos entender sobre digital para trabalhar com redes sociais? Não faça essa pergunta.
Falar sobre digital não é falar somente de redes sociais. O digital são as redes, são os aplicativos, tudo aquilo intrínseco na era digital. Hoje já, em muitos contextos, ela está normalizada como a luz, por exemplo.
E não podemos nos esquecer que quem consome e quem faz o digital acontecer: são pessoas, são conexões de marcas com pessoas, pessoas com pessoas.
O digital hoje é essência na vida da sociedade. Essência porque todo o nosso dia-a-dia irá girar em torno do digital, desde o seu despertador no celular a ser um comunicador digital e passar o dia pensando em conteúdos que irão alimentar as redes.
E aí com todas essas mudanças podemos nos questionar, o site institucional ainda é válido, é ultrapassado?
Não é! Pense você, quando pesquisa sobre alguma empresa e ela não tiver um site, por mais simples que seja, não lhe desperta uma desconfiança?
O site, por mais básico que ele vá ser, ele ainda tem o seu papel na construção da confiança com o cliente, ocasionando, quem sabe, numa efetivação de compra, porque ter apenas uma conta no Instagram ou Facebook, é muito mais simplório e fácil de criar um fake.
O site é a rede que, até então, seja a era digital que passamos, ele permaneceu.
Entendam sobre digital! Sobre o todo. Contextualize e esteja nele de diversas formas e (re)descobrindo, mesmo que você seja um nativo digital, há mundos novos para serem descobertos.
Se comunicar não é sobre quem grita mais alto, quem chama mais atenção, mas sim, aquele que sabe e consegue se conectar com o outro!
Precisamos ir além de viralizar. Se conecte.
Contar histórias: storytelling. FULANO disse,
“O gato sentou-se no tapete
O gato sentou-se no tapete do cachorro”
Isso é uma história! Início, meio e fim.
Precisamos entender qual o tipo de comunicação vamos fazer. Pra quem estamos comunicando? Entenda sobre o seu público. Entenda que as pessoas são diversas, os públicos cada vez mais segmentados, então saiba e esteja atento sobre as pessoas.
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