O Clubhouse disparou entre os assuntos mais comentados da última semana. Pelo Google, a busca pelo aplicativo cresceu 525% em uma semana. A nova rede social é baseada por salas onde toda a interação é feita somente por voz. Nós da Escola de RP fizemos uma rápida análise da nova plataforma, devido aos poucos dias de uso:
• É uma rede social de aprendizado e debate sobre QUALQUER assunto
Você pode escolher e procurar salas e pessoas de diversos assuntos que você se interessa, por isso as possibilidades são infinitas. Podem existir salas para falar sobre produção de conteúdo, empreendedorismo e outras salas falando sobre o andamento do BBB21.
• Zero acessibilidade para PCDs por ser um app de áudio
A plataforma é toda por áudio, o que faz com que a rede social exclua pessoas com deficiências. Não há nenhuma funcionalidade ainda para a inclusão de PCDs, mas acreditamos que a versão ainda é beta para testar funcionalidades e adesão dos usuários.
• Só entra quem tem Iphone e pra quem tem convite
Ainda existe a sensação de exclusividade devido ao app ser somente para o sistema IOS e quem é convidado por alguém. Por isso, por enquanto, o ambiente tá bem pouco diverso. Nos sentimos em uma bolha empreendedora. Vale muito pensar em convidar pessoas diversas para gerar debates diversos e inclusivos.
• Acesso a pessoas que sempre queríamos ouvir
Algumas personalidades que já estão na plataforma: Oprah Winfrey, Ashton Kutcher e Drake. Já pensou ouvir opiniões e debates com pessoas que talvez nunca teríamos acesso? A rede social nos dá sensação de proximidade e acesso a profissionais de diversas áreas.
• Sensação de um podcast ao vivo
Pra quem não gosta muito de áudio, ouvir ou mandar, o aplicativo deu agonia só no começo, quando a gente não sabe mexer e fica com a sensação que seu áudio está vazando sem você saber. Mas em pouco tempo de uso, você acaba se adaptando à plataforma. O conteúdo é todo ao vivo e não fica gravado.
• Possibilidade de vender palestras e conteúdos
Palestras, facilitações criativas de times e empresas, mentorias e consultorias. Em poucos dias de uso, já é nítido o objetivo de profissionais de quererem mostrar serem autoridade sobre assuntos e ganhar mais relevância no Clubhouse e em outras redes sociais. Se a rede social cair na graça dos profissionais, com certeza muitas pessoas poderão comercializar conteúdos por lá.
• Rede Social para Relacionamento
Tendência que os profissionais usem para vendas, mas vejo que antes a rede serve para networking, espaço de palestra, transformar em autoridade os produtores de conteúdo e debates sobre todo tipo de assunto. Que não se perca essa essência de falar com pessoas. O Clubhouse ainda não tem uma versão PT-BR, por isso limita um pouco as pessoas que não sabem inglês.
• Responsabilidade Ética
Ainda não sabemos tudo sobre o app, mas aparentemente a empresa não tem controle do que será debatido nas salas, então fica a responsabilidade e ética dos criadores e usuários a moderação adequada em caso de assédio, discurso de ódio, abusos, racismo e outros crimes
Agora vamos esperar para ver como será a avaliação, adaptação dos usuários e evolução da nova rede social. E você já está no Clubhouse e o que pensa sobre?