Em Outubro de 2020 fizemos uma rápida sondagem com mais de 300 pessoas do Brasil e, elencamos 10 competências do profissional de Relações Públicas. Percebemos que as competências são transversais, ou seja, elas podem ser importantes também para profissionais de outras áreas, inclusive fora da comunicação.
O texto de hoje é sobre Análise de Cenários, uma análise ESTRATÉGICA. E, falar sobre leitura: leitura de cenário, leitura do problema, leitura dos públicos. Pilares importantes para que você consiga ter um bom embasamento e dados para chegar na sua análise de cenários.
Quando falamos em solução de problemas, no nosso caso, problemas de Comunicação, as análises se dão de formas
Às vezes a gente mergulha demais e nada de menos!
E o que isso quer dizer? Nos estabilizamos em uma única área, de conforto e comodidade, indo cada vez mais fundo naquilo que você já tem conhecimento e deixando toda a imensidão do ‘mar’ sem explorar.
É necessário que nadamos mais, explorar, para perceber todo o contexto, inserindo e percebendo. O que nos trava e faz não perceber essas questões relevantes? Pela ansiedade, nos colocamos pouco nessa busca e acaba faltando na leitura e conhecimento, assim, falhando no diagnóstico e análise crítica do todo.
A experiência! A falta dela nos gera ansiedade e nos faz carecer da visão crítica. É jovem na área? Pratique, analise, perceba e mapeie o todo e mais um pouco, peque pelo excesso do que pela falta.
Pedir ajuda pode ser a melhor coisa a se fazer, para ouvir o olhar e percepções do outro pode iluminar os caminhos na sua análise, assim como, conversar e ter as percepções com aqueles que são de fora da sua bolha, não se apegue na área que qualquer pessoa esteja, converse sobre tudo, tenha essa troca, para que nós, RP’s, possamos entender o contexto de fato.
Leia tudo e todos! Leia e esteja atento sobre política, economia, cultura, internet, memes… Tudo impactará nas pessoas e tudo aquilo que impacta no modo de consumo das pessoas, impactam o nosso trabalho como Comunicólogo.
E a questão é: não é necessário que você saiba tudo a fundo, mas saiba o básico e esteja contextualizado. Tenha repertório e esteja atento ao mundo, não só naquilo que você gosta e já tem proximidades, explore, temos tantos conteúdos todos os dias e de fácil acesso. Defina algum horário da sua semana que possa sentar e pesquisar sobre aleatoriedades que você não consumiria no seu normal.
No fim, como responsável pela comunicação da Organização, o que toda essa análise e repertórios nos gerará? Qual de fato é o nosso papel?
Olhar para dentro, porque é do núcleo que você deve começar com os seus posicionamentos de marca, de ter o seu público alinhado e contextualizado sobre pra quem eles estão trabalhando todos os dias e qual é o impacto que isso gera, e isso tudo esteja equiparado do Diretor ao Segurança, isso lhe dará uma ‘base’ forte.
Olhar para fora, de saber a quem está impactando e de ter objetivo de quem você quer impactar, de que forma tudo está chegando e gerando para a imagem, de saber o que está acontecendo no mundo e com as pessoas, de que forma você terá que moldar os seus posicionamentos para que nada saia negativamente.
Tudo se trata de e para pessoas!
Minha empresa e meu público está no digital, como diagnosticar e analisar nesse cenário?
Quando pensar sobre o digital: pensem que estar no digital não é a mesma coisa que o modo de consumir o digital.
Tudo está conectado! O mundo com a internet, com a política, com a empresa, com as pessoas e tudo de uma forma muito rápida.
E por fim, consuma conteúdos ‘inúteis’.
Inúteis, como por exemplo, memes. Os memes são conteúdos que pegam muito rápido. E dessa forma, você pode estar comunicando algo super relevante mas de uma forma leve e adequada pro seu público.
Séries, filmes, livros seriam conteúdos inúteis? Sim, escolha coisas leves que a sua mente vá ‘relaxar’ e aprender, de outra forma.
Precisamos arrumar outras formas de aprender: séries, filmes, podcasts, da forma que seja mais fácil para você consumir e aprender.
Assim, para termos sempre uma análise de cenários embasada e com as leituras adequadas, você vai precisar sempre: explorar, aprender, autocrítica e, sair do confortável e da sua bolha.
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